fbpx

Setor produtivo pede prorrogação de dívidas por danos da estiagem

Setor produtivo pede prorrogação de dívidas por danos da estiagem

Setor produtivo pede prorrogação de dívidas por danos causados pela estiagem.

Entidades ligadas ao agronegócio do Rio Grande do Sul já solicitaram ao Governo do Estado a prorrogação das dívidas e parcelas dos produtores rurais.

Igualmente, foi pedida ampliação do zoneamento do plantio da soja para 31 de janeiro, e do milho para 29 de fevereiro.

De acordo com instituições ligadas ao setor, estas são medidas necessárias para amenizar as perdas dos produtores rurais. Em resumo, mais uma vez o problema é a forte seca que algumas regiões do Estado enfrentam.

Nesse meio tempo, a Secretaria da Agricultura fez os levantamentos necessários. Sem dúvida esta é a pior seca desde a safra 2012/2013.

Estiagem: Nove municípios do RS decretam situação de emergência

Por consequência, a FecoAgro-RS estima que as perdas na soja já chegam a 13%, enquanto no milho a queda na produção foi de 33%.

Ainda assim, há casos de produtores rurais com estimativas de prejuízos maiores.
Sob o mesmo ponto de vista, o último relatório oficial sobre a estiagem, feito pela Secretaria da Agricultura do RS, trouxe as previsões meteorológicas para os próximos dias.

SEARCA promove palestra técnica sobre mitigação de estresses e fisiologia da soja

Confira as previsões para o tempo nos próximos dias:

O tempo permanece firme, e a propagação de uma área de baixa pressão provocará chuva em todas as regiões, com possibilidade de temporais isolados. A chuva esperada para o período deverá oscilar entre 20 e 35 mm em grande parte do território gaúcho, e somente nos Campos de Cima da Serra e no Litoral Norte, os volumes deverão ser inferiores a 20 mm. Nas Missões, Alto vale do Uruguai, Vale do Taquari e na Zona Sul os valores deverão variar entre 35 e 50 mm, e poderão alcançar 70 mm em alguns municípios

TENDÊNCIA (23 A 31 DE JANEIRO DE 2020)

No restante de janeiro o padrão anterior deverá permanecer, com pelo menos dois episódios de chuva expressiva sobre o Estado.

TENDÊNCIA (FEVEREIRO DE 2020)

A previsão climática indica o retorno das chuvas para todo Estado. Os valores esperados deverão ficar próximos da média histórica na maioria das regiões. Apenas na Campanha, em áreas mais próximas a fronteira com Uruguai espera-se precipitações ligeiramente abaixo do normal.

Foto de capa: O Leitor Agrocampo, Jader Sost, registrou perdas em sua lavoura de soja no município de Jóia-RS.

 

display: block

Artigos relacionados

2 Comments

Avarage Rating:
  • 0 / 10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *