O Transporte Ferroviário de cargas tem sido considerado ainda mais essencial no momento atual enfrentado pelo país e mundo. De acordo com o Ministério da Infraestrutura, esse tipo de transporte tem papel vital na garantia do abastecimento do Brasil.
Dito isso, conclui-se que os serviços oferecidos pelas concessionárias de ferrovias sejam mantidos. Até o momento, não há registros em nossa região de tentativas de interrupção desses trabalhos, como por exemplo a solicitação de fechamento das linhas férreas.
LIVE: Momento agrícola e o cenário de commodities
Na região Noroeste do Rio Grande do Sul, a RUMO Logística continua operando normalmente, 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem interrupções. Aliás, é por meio dela – e de caminhões – que é escoada a produção de grãos regional, bem como os combustíveis que abastecem as cidades.
Portanto, o MI emitiu notas, já no início da pandemia, deixando claro que o fechamento das linhas férreas poderia prejudicar de forma irresponsável o suprimento de toda a sociedade.
Ainda de acordo com a nota, segundo a Constituição Federal, compete à União explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão, os serviços de transporte ferroviário. Isso significa que o fechamento de linhas férreas é uma decisão restrita à União. O que até o momento, não há possibilidade de acontecer.
3 Comments