fbpx

Agricultores driblam consequências de falta de chuva com adubação biológica

Agricultores driblam consequências de falta de chuva com adubação biológica

O clima impacta negativamente a rentabilidade dos agricultores, podendo causar prejuízos como germinação desuniforme, ataque de pragas, morte de plantas, má formação de frutos e a longo prazo compactação do solo. Para mitigar esses efeitos, é essencial investir em tecnologias eficientes, como o Adubo Biológico produzido com Microgeo®, que conserva o solo e maximiza a produtividade dos cultivos, sendo uma solução para os desafios enfrentados pelos agricultores.

“Após dois anos de estiagem intensa, adotamos variedades de soja tardias para lidar com a falta de chuva. Em nosso terceiro ano de uso do Adubo Biológico produzido com Microgeo®, notamos melhorias no solo e na absorção de nutrientes pelas plantas. A umidade do solo aumentou onde aplicamos o Microgeo®, contribuindo para a retenção de água. Experimentos comparativos mostraram resultados positivos: no primeiro ano tivemos em média 3,8 sacas a mais em comparação com a área de controle; no segundo ano, essa diferença aumentou para 11 sacas. O uso do Microgeo® é simples e automatizado, sem problemas na aplicação ou reposição do produto. Facilidade operacional garantida”.

“Na quinta safra de aplicação, três anos de soja e dois de inverno já estamos colhendo resultados bem interessantes. Passamos 120 dias sem chuva. Não foram dias corridos, mas foi muito precário. Em dezembro, por exemplo, apenas uma chuva de 18 mm. Na estiagem, o Microgeo® tem contribuído muito para produção com uma série de vantagens: a terra fica bem mais descompactada, mais raízes e, com isso, automaticamente mais produção, mais nódulos. Tudo muda. Na produtividade tivemos um incremento de 6 sacas por hectare em relação a área controle. A média geral da área, mesmo em condições precárias, ficou em 42 sacas por hectare. É tão evidente a atuação do Microgeo® que nas áreas de aplicação sentimos no trator o solo mais fofo”.

“Usamos o Microgeo® por 3 anos, indicado por outro produtor. Enfrentamos estiagens severas em 2 safras de soja, mas tivemos bons resultados em 2 invernos. Na soja, observamos diferenças visuais desde o estágio vegetativo, com maior resistência, área foliar e produtividade na área tratada. Obtivemos uma diferença positiva de 5 sacas em relação à testemunha. No trigo, a diferença foi de 13 sacas e maior sanidade contra o oídio. Aplicamos o Microgeo® na dessecação pós-plantio, metade da dose antes do nascimento e o restante na entrada, sem fungicidas e herbicidas. O manejo é simples, adicionado ao tanque do pulverizador. Estamos satisfeitos com os resultados e esperamos mais sucesso em uma safra de soja produtiva e sem estiagem”.

“Apliquei Microgeo® na minha produção de milho e logo na primeira safra tivemos o incremento de 24 sacas em relação a área testemunha. Já notamos a mudança do solo e decidimos aplicar também na safrinha de soja. Visualmente já estamos notando a diferença, com certeza teremos aumento de produtividade, mas ainda não temos o número final”.

display: block

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *