A Colheita do arroz gaúcho atingiu nesta semana, quase 50% da safra atual. Os dados foram divulgados pela Dater do Instituto Rio Grandense de Arroz.
De acordo com a informação da Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural, o levantamento compreende os números atingidos até a última quarta-feira, 25.
Contudo, a região mais avançada nos trabalhos de colheita até o momento tem sido a Fronteira Oeste. Além disso, naquela localidade, foram colhidos mais de 70% da área semeada.
Na sequência, estão a regional da Campanha, Planície Costeira Interna, Externa, Zona Sul e Região Central. Esta última atingiu o patamar de 18,6% nos últimos dias. Ainda assim, é esperado que os números cresçam significativamente nos próximos dias.
Safra de grãos deve ser recorde com 251,9 milhões de toneladas
Acima de tudo, foram colhidos 445.515hac dos 934.537 que estiveram em produção nesta safra.
Com o intuito de avaliar a situação atual do plantio e, obviamente da colheita, levantou-se também a produção média por hectare, que no Estado atingiu 8.700kg.
De fato, mais uma vez, a estiagem tem participação efetiva nos números apresentados. A dificuldade de irrigação enfrentada naquelas áreas, justo no período onde demandava água, fez com que houvessem alterações.
É previsto para os últimos levantamentos que a produtividade final seja de 7.800kg/ha.
De tal forma que para encerrar a colheita 2019/2020, serão aproximadamente 7,3 milhões de toneladas de arroz.
Cotações estão em alta
O aumento da demanda do arroz fez com que as cotações estivessem em alta na última semana. Houve avanço de 2,4% no Indicador ESALQ/SENAR-RS entre os dias 17 e 24 de março. O valor total nesta semana atingiu R$50,36/sc de 50kg.
Desde que a pandemia do Covid-19 se instalou, a preocupação da população em antecipar suas compras aumentou. Sendo assim, varejistas e supermercadistas também fizeram seus estoques, já que a procura por produtos básicos estava crescendo exponencialmente. A maior comercialização no RS se deu por esse motivo.