A palestra de março promovida pela SEARCA – Sociedade dos Engenheiros Agrônomos da Região de Cruz Alta, trouxe o Professor Doutor em Agronomia Antônio Luís Santi e também o Mestre Rodrigo Dias.
Juntos, eles abordaram e discutiram os desafios e as oportunidades agronômicas com a agricultura Digital, reunindo profissionais e estudantes de Agronomia.
De acordo com Rodrigo, a palestra falou sobre as plataformas e tecnologias disponíveis, observando o que é possível tirar das vantagens dessa nova plataforma e da tecnologia em si.
Ele propôs ainda o entendimento de que já são diversas empresas desenvolvendo plataformas de uso para a agricultura 4.0, também conhecida como agricultura digital.
Bayer apresenta a sua plataforma de agricultura digital pelo Brasil
Na sequência, ele relata que esse trabalho de coleta de dados através dos sistemas do maquinário, auxilia o técnico a utilizar as informações para a tomada das melhores decisões para a lavoura. Em suma, devolver os dados em forma de recomendações ao produtor.
Além disso, o palestrante Antonio afirmou que este é um momento considerado agitado em termos tecnológicos.
Ao passo que as palestras buscam situar os colegas para avaliar de que forma pode-se beneficiar em função da tecnologia. Sobretudo, quais são os desafios nesse contexto.
Com a finalidade de avaliar a importância do fator humano como tomador de decisões, os palestrantes destacaram momentos em que se consegue fazer um link entre a tecnologia e conceitos agronômicos básicos. Com o efeito de procurar nortear dados de pesquisa, e observar o quanto se reflete em produtividade e eficiência.
Agricultura Digital em destaque
O Vice-Presidente da SEARCA, Rodrigo Rossato, destacou que a Agricultura Digital está em voga. Assim como tem sido um assunto comentado diariamente entre Agrônomos, é ainda uma busca constante de compreender como trabalhar e gerir esses dados.
“Claro, por trás de todos esses dados, tem muito do trabalho do profissional. Então é extremamente importante manter nossa classe atualizada com o que tem e o que está surgindo. Assim, conseguimos chegar no campo e podemos cada vez mais ajudar com uma consultoria, ou ajudar o produtor rural com a capacitação que recebemos aqui”, finaliza.
Ao mesmo tempo, o representante técnico da Bayer, Márcio Brum, comentou a parceria com a CDP – Construindo e Desafiando Produtividade – onde o objetivo é trazer dados e informações. De acordo com ele, as tecnologias implementadas tem auxiliado os 68 produtores gaúchos que aderiram ao projeto, e estão colhendo frutos.
1 Comment