fbpx

7º Workshop AgroPrecision reúne mais de 500 participantes

7º Workshop AgroPrecision reúne mais de 500 participantes

Tecnologia, informação e conhecimento técnico pautaram o 7º Workshop AgroPrecision. O evento realizado no Clube Arranca, na quinta-feira (26), reuniu e integrou mais de 500 participantes, entre empresas do agronegócio, produtores rurais, pesquisadores e estudantes da área. Oportunidade de ver e ouvir na prática, as tendências da agricultura digital e os gargalos da produtividade agrícola.

Além disso, o evento abriu espaço para a solidariedade, pois o acesso ao Workshop – 5kg de alimentos não perecíveis – foram destinados ao Hospital São Vicente de Paulo – Cruz Alta.

O tema deste ano: Mais dados, mais precisão e mais rentabilidade, busca mostrar a eficiência no campo, pois a agricultura tende a ir para a geração de processos e, consequentemente, dados. De acordo com o engenheiro agrônomo e sócio proprietário da AgroPrecision, Rodrigo Rossato, a lavoura tem rentabilidade quando o produtor toma as decisões embasadas em dados e precisão.

Com o passar do tempo, nós construímos com nossos clientes o que é realmente fazer coletas do solo, aplicação em taxa variável, gerenciamento de plataformas digitais e inúmeras ferramentas, a fim de embasar muitas decisões que eles tomam no dia a dia e nós, estamos ali, para dar este suporte a eles, destaca Rodrigo.

O Workshop AgroPrecision se consolida a cada edição, com novas perspectivas, e discussões de temas relevantes para o agronegócio. Deste modo, a sétima edição do evento abordou a relevância de trabalhar com dados reais e precisão em todas os processos da lavoura, com o propósito de aumentar a rentabilidade, através de palestras e painéis voltados à ecofisiologia da soja, mercado de grãos, agricultura de precisão, manejo nutricional do solo e gestão financeira.

Fique por dentro das novidades da AgroPrecision

O crescimento do Workshop AgroPrecision a cada edição, se torna um desafio, pois é preciso muito conhecimento, organização e  trabalho árduo realizado com muita dedicação pelos envolvidos, como salienta o engenheiro agrônomo e sócio proprietário da AgroPrecision, Leonardo Rubin Rossato.

Para nós é uma imensa satisfação a cada ano, o evento estar se destacando, pois nos instiga a melhorar mais e eu acredito que o sucesso do evento se deve a isto também, pois é um trabalho a várias mãos, porque nos dedicamos por três ou quatro meses com a organização, além dos palestrantes, que é preciso definir um ano antes do próximo Workshop, comenta Leonardo.

Os parceiros da AgroPrecision, entre imprensa, multinacionais e clientes também possuem papel fundamental para a construção e êxito do Workshop, bem como, o comércio local, pois o evento movimenta os setores de alimentação e hospedagem.

“Ficamos muito felizes com o resultado que o Workshop traz, isso nos incentiva a melhorar a cada edição, nos preocupando em manter essa organização sempre, além disso, avalio positivamente a parceria com as empresas do agronegócio, pois cada um deles possui algo a incrementar com a rentabilidade do produtor e, nos unimos em prol de um mesmo objetivo, que é o ganho do produtor rural com mais rentabilidade”, comenta Leonardo.

Este objetivo ficou evidenciado na palestra de abertura do Workshop, “Ecofisiologia da soja visando o lucro do produtor rural”, ministrada pelo Doutor em Agronomia e professor da UFSM, Alencar Zanon. O tema destaca a importância do sistema produtivo e a sua relação com o produtor, o solo, a planta e a máquina, bem como, o êxito no funcionamento desta engrenagem.

De acordo com Alencar, o bom uso dessa engrenagem se deve à eficiência no uso de recursos e a agricultura de precisão. “Nas áreas de maior fertilidade, fizemos o manejo, nas áreas de menor fertilidade fizemos outro manejo, e assim, aumentamos a eficiência no uso de recursos, ou seja, atualmente existe muito conhecimento e se usado como uma grande engrenagem, vai gerar aumento na produtividade e principalmente o lucro do produtor de soja”, destaca Alencar.

Veja mais sobre a palestra, aqui

Além de obter informações sobre o rendimento e a alta produtividade das lavouras, os produtores tiveram a oportunidade de conhecer mais a respeito da gestão das propriedades, através da palestra: “ A gestão econômico-financeira: não haverá espaços para amadorismo”, com o economista, Antônio da Luz.

O tema mostra detalhadamente cada indicador, sua utilidade e o impacto que possui, pois através da palestra, foi possível idealizar uma propriedade com dois cenários, e os produtores puderam ver com seus próprios olhos, como pequenas modificações podem resultar numa enorme diferença em termos de rentabilidade para a agricultura.

Fiquei muito satisfeito e feliz com a oportunidade que o Rodrigo e o Leonardo me deram de vir no Workshop, falar sobre esse tema para estes produtores, porque é a partir deles, que vamos começar um processo de mudança.  Além disso, uma oportunidade ímpar e, pelo retorno que tive dos produtores, me parece que a partir de agora, esses dados, vão começar a ser úteis nos seus negócios também. Destaca Antônio.

Além da abordagem relacionada à gestão financeira, o 7º Workshop AgroPrecision trouxe o aprofundamento nos manejos utilizados na última safra, através do tema: “ Manejos visando a produtividade e ajuste nutricional”, pelo engenheiro agrônomo, Gabriel Schaich.

Pensando no conceito que o evento traz de uma agricultura mais precisa, com mais informações e mais rentabilidade, a palestra mostrou os pontos identificados de dificuldades relatados por vários produtores, seja em deficiências nutricionais do solo ou em alguns manejos.

Muitas vezes os produtores têm o interesse em investir, mas ficam na dúvida para que lado investir, então é nesta linha que buscamos apresentar as respostas, muito focadas na parte de nutrição e fisiologia de produtos que são posicionados via solo, comenta Gabriel.

Por fim, para encerrar com chave de ouro a sétima edição do Workshop AgroPrecision, os presentes prestigiaram as informações compartilhadas pelo Diretor de Operações do Grupo O Telhar Agro, Edson Vendruscolo, com a palestra: “ Agricultura de precisão na precisão da agricultura – como rentabilizar com meus dados? ”.

A ideia do tema, além de compartilhar informações e aprender mais a respeito, é entender de que forma é possível obter mais rentabilidade com o turbilhão de dados que a agricultura de precisão apresenta. De acordo com Edson, as informações estão disponíveis, mas é preciso entendê-las.

Comento bastante na empresa, que não é de graça que o para-brisa é maior que o retrovisor, porque a gente precisa enxergar mais para frente do que para trás. Em alguns momentos, a agricultura de precisão é fundamental para que ela seja um pouco desse retrovisor, fazendo o mapeamento e entendendo as informações, a fim de que possamos  focar de forma mais assertiva e precisa, salienta Edson.

display: block

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *