Head of Latam da startup global de agricultura sustentável, Cristiano Pinchetti palestra no último dia de programação do Web Summit. Maior evento mundial de tecnologia e inovação acontece entre os dias 15 e 18 de abril, no Rio de Janeiro
Para alimentar uma população global em exponencial crescimento e, ao mesmo tempo, garantir máxima conservação de recursos naturais, resiliência climática e mínimo uso de áreas cultiváveis, a agricultura tem um grande desafio tecnológico pela frente. O tema tem espaço de destaque na programação do Web Summit Rio, maior evento mundial de inovação, que acontece até a quinta-feira, 18/4.
Na tarde do dia 18, o painel “Climate-smart Agriculture” (ou Agricultura Inteligente em Termos Climáticos) põe em debate perspectivas, desafios e os benefícios de uma agricultura eficiente para o clima, enfatizando práticas sustentáveis, como rotação de culturas, cultivo mínimo e armazenamento de carbono.
Um dos palestrantes será Cristiano Pinchetti, Head of Latam da Indigo, startup global de tecnologia para uma agricultura sustentável. Considerada uma das mais inovadoras fabricantes de biológicos do mundo, a Indigo se destaca, dentre outros fatores, por ser uma das únicas empresas desenvolvendo tecnologias a partir de endofíticos, bioinformática e data science.
O mercado de carbono, que deve figurar entre os temas chave no evento, é a especialidade da Indigo. Em fevereiro, a empresa anunciou, em Boston, a conclusão bem-sucedida de sua terceira colheita de carbono, com 163.0481 créditos de carbono produzidos. Com isso, a Indigo se tornou a única empresa a completar três colheitas de carbono em grande escala. Sem precedentes em todo o mundo, o programa registra crescimento ano a ano, com avanços no número de agricultores pagos, campos inscritos e créditos produzidos.
“Queremos aproveitar esse momento para promover a reflexão sobre o futuro da agricultura, levando em consideração o que temos de avanço para nos subsidiar e promover práticas mais sustentáveis para a produção mundial de alimentos, fibras e energia no agro”, destaca Pinchetti sobre a participação no Web Summit Rio.
“Acredito que a presença de tantos líderes de diferentes setores e nas mais variadas esferas, possa oferecer uma contribuição proveitosa para o futuro do nosso planeta e para nossa agricultura”, conclui o executivo da Indigo.
Além de Pinchetti, também integram o painel Mariana Vasconcelos – Fundadora e responsável Agrosmart, Rafael Campos – diretor de capital de risco da Vox Capital e Juliana de Toledo – editora de Meio Ambiente do Jornal Folha De S.Paulo. O encontro acontece na quinta-feira (18/4), na Arena 8 do Pavilhão 2, a partir das 14h40.
O Web Summit é uma conferência anual de tecnologia e inovação, criada em 2009, para ajudar empresas e empreendedores a lidar com o futuro das suas indústrias. O objetivo do evento é reunir os principais nomes do mercado e conectar pessoas a ideias e projetos inovadores nas áreas de tecnologia, startups, empresas, entre outros, com foco principal em discutir o futuro do mercado. A edição 2024 do evento acontece no Rio de Janeiro entre os dias 15 e 18 de abril. Por dia, são esperadas mais de 20 mil pessoas entre empreendedores, investidores, jornalistas, estudantes e líderes de indústrias.
Sobre a Indigo Ag
A Indigo Ag é uma empresa global de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para uma agricultura mais sustentável. Fundada em 2013, e já presente em 14 países, ela se destaca, dentre outros fatores, por ser uma das únicas no mundo desenvolvendo biológicos de alta performance a partir de microrganismos endofíticos associados a bioinformática e data science. Com isso, construiu o maior banco de microrganismos endofíticos de uso comercial do mundo. São mais de 37 mil cepas e 350 diferentes gêneros de bactérias e fungos, coletados de diferentes plantas e regiões geográficas em todo o planeta – e em constante expansão. Através do uso da ciência e da tecnologia a Indigo transforma a sustentabilidade em valor para agricultores, agronegócios e corporações.
O portfólio da Indigo inclui linha de crédito para compra de sementes e fertilizantes em uma única transação. Nos Estados Unidos, a empresa oferece ainda o Indigo Carbono, programa que possibilita a geração, quantificação e comercialização de créditos de carbono. Globalmente, a Indigo é atualmente a única empresa que comercializa em escala, créditos de carbono de alta qualidade e reduções de emissões de escopo 3, gerados através da agricultura.
Fomentando uma agricultura mais rentável e sustentável, a Indigo cumpre sua missão de apoiar os agricultores a alimentar o planeta com conservação ambiental para as próximas gerações.
Sobre a Indigo LATAM
A Indigo chegou na Argentina em 2017 e no Brasil em 2018. Em 2020, a empresa decidiu unificar as operações cujas geografias são aquelas onde a oferta biológica da empresa possuem a maior penetração de mercado. A Indigo LATAM tem peso significativo no faturamento mundial da startup com biológicos e seus produtos estão presentes em mais de dois milhões de hectares espalhados pelos dois países. A Indigo também possui uma solução financeira para simplificar o acesso ao crédito para o produtor rural parceiro, que o permite financiar suas sementes, biológicos e até o fertilizante, pagando apenas no prazo safra. Mais informações no portal da Indigo.