fbpx

Sementes Aurora é escolhida para projeto Carbono Bayer

Sementes Aurora é escolhida para projeto Carbono Bayer

Iniciativa vai mobilizar mais de mil produtores de soja e milho no Brasil e nos Estados Unidos

O Grupo Aurora é uma das propriedades rurais do Rio Grande do Sul escolhida para participar do projeto Carbono Bayer, uma iniciativa em parceria com a Embrapa que vai conduzir experimentos em fazendas brasileiras, para desenvolver uma metodologia de mensuração de sequestro de carbono e capitalizar as iniciativas ambientais dos agricultores.

Na prática, pesquisadores vão analisar o solo e coletar uma série de dados para diagnosticar as áreas agrícolas e orientar os produtores sobre as possíveis melhorias de manejo. Técnicas como a rotação de culturas, o plantio direto e melhores práticas no controle de pragas, doenças e plantas daninhas vão contribuir para a fixação de carbono no solo.

De acordo com o engenheiro agrônomo e gerente técnico do Grupo Aurora, Maurício De Bortoli, “O projeto Carbono Bayer, além de estimular boas práticas, tem como objetivo medir o quanto o produtor deixa de emitir gases para atmosfera e o quão rico vai ficando esse solo ao longo dos anos. Quando se atinge um padrão, eu passo a receber créditos pelo carbono retido e vou poder vendê-los em dólar no mercado internacional de comércio de crédito de carbono”, comenta.

O Projeto selecionou produtores que utilizam a tecnologia Climate FieldView, uma plataforma digital completa que monitora a plantação, coletando automaticamente dados de campo e via satélite, para realizar análises agronômicas e orientações de manejo.

display: block

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *