O MAPA realiza a Operação Semana Santa desde 2015 no Brasil.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) começou na última terça-feira (3), a Operação Semana Santa 2020, em 18 estados e no Distrito Federal. Dessa maneira, serão coletadas amostras de pescado nacional e importado, em atacados e supermercados, com o objetivo de controlar eventuais fraudes.
Em princípio, a fiscalização acontece simultaneamente no Distrito Federal e nos seguintes estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Rio Grande do Sul.
Produtor Rural, é hora de fazer o dever de casa
Logo após, as amostras colhidas são enviadas para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) de Goiânia. Os resultados devem ser disponibilizados em meados de abril, antes da Semana Santa.
Nesse sentido, a equipe composta por 96 fiscais do MAPA, coletará aproximadamente 260 amostras em todo o país. No pescado, o foco são as espécies de maior preço, que por sua vez são mais suscetíveis às fraudes.
Visto que a análise de DNA verifica se as espécies não foram substituídas por outras de valor inferior, o que caracterizaria fraude econômica, o trabalho será árduo. A análise é feita com pedaços de aproximadamente 0,5 centímetros.
Só para exemplificar, em caso de irregularidade no pescado, a indústria fornecedora pode sofrer autuações, apreensões de produto e também multas. Em casos de importados, a empresa pode perder a habilitação para a comercialização do produto.
*Com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
1 Comment