fbpx

Paranaense é campeão do desafio CESB com 118,8 sacas de soja por hectare

Paranaense é campeão do desafio CESB com 118,8 sacas de soja por hectare

O Paranaense Laércio Dalla Vecchia, produtor rural de Mangueirinhas – PR, foi declarado campeão nacional de produtividade do CESB (Comitê Estratégico Soja Brasil) para a safra 19/20. Assim, ele teve um máximo de produtividade de 118.8 sacas por hectare, numa safra que focou na sustentabilidade. Em coletiva online para a imprensa, ele relatou ter feito apenas o básico.

Mercado de fertilizantes: momento é favorável para compra de insumos

Aliás, dentre os desempenhos da lavoura, houve grande mudança no comportamento, com monitoramento e aplicação de insumos apenas quando necessário, usando a tecnologia a seu favor. Contudo, o talhão campeão foi uma área de 27 hectares. Certamente, precisa-se frisar que toda a propriedade recebeu o mesmo manejo realizado na área que foi destinada para o Desafio.

O produtor ressaltou que o manejo campeão foi feito com baixo custo e alta rentabilidade, com um “básico bem feito”. Porém, o foco foi no cuidado das propriedades físicas, químicas e biológicas da lavoura. O rendimento foi de 90 sacas por hectare na propriedade. Dito isso, o valor de 118.8 foi exclusivo no talhão do desafio.

O Desafio CESB de Máxima Produtividade da Soja

O Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja nasceu como uma fonte de inspiração para todos os sojicultores do Brasil e tem como propulsor a demanda crescente por alimentos no planeta. Assim, a missão é produzir mais e no mesmo espaço, utilizando pesquisas, tecnologias e a sustentabilidade como pilares para alcance dos maiores índices de produtividade de soja. Portanto, ao longo dos anos o CESB tem compartilhado junto à produtores, consultores, institutos de pesquisa e cooperativas, histórias de sucesso, que buscam alavancar a média da produção nacional.

Certamente, as técnicas, tecnologias e a rede de conhecimento tem feito com que os produtores rompam anualmente os patamares de produtividade no Desafio. Com isso, o produtor rural é valorizado como principal fator de transformação no campo, que semeia a confiança com trabalho e determinação e ao fim de cada safra colhe os melhores resultados.

display: block

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *