Documento mostra como a companhia ampliou o uso de insumos biológicos, contribuindo para a agricultura regenerativa
A SoluBio, empresa que atua na produção de bioinsumos nas fazendas, lançou seu Relatório de Sustentabilidade de 2022, o segundo da empresa. O documento mostra como a companhia vem promovendo impactos positivos na agricultura, sendo um dos destaques no último ano a ampliação de fazendas que adotam o Manejo Biológico Onfarm®. A SoluBio fechou o ano com 331 fazendas parceiras, quase o dobro em relação a 2021, o que equivale a 2,15 milhões de hectares no Brasil, além de presença em 17 estados.
“Fomos mais assertivos em comparação aos anos anteriores. Conseguimos chegar a muitos marcos importantes, não apenas no faturamento, mas também no time e na capacidade de inovação. Tivemos um salto em pesquisa e desenvolvimento, com grandes investimentos em estrutura e pessoas e com alinhamento de processos”, avalia Alber Guedes, fundador e presidente do Conselho de Administração da SoluBio, CEO da empresa até 2022.
Segundo o relatório, foram gerados 312 empregos diretos, com ampliação da força de trabalho para 672 colaboradores. Já a receita da empresa foi de R$ 184 milhões, um salto de 127% em comparação a 2021.
“Em 2023, vamos continuar aprimorando nosso modelo de negócio. A expectativa é aumentar ainda mais os projetos e a receita da empresa, sempre alinhados com a missão de proporcionar sustentabilidade ao agronegócio, garantindo a preservação do planeta e das futuras gerações”, completa Maurício Schneider, co-fundador e CEO da SoluBio.
O Relatório de Sustentabilidade mostra também que o Manejo Biológico OnFarm® auxilia na redução de resíduos químicos e tóxicos no solo, na água e nos alimentos em até 100% em alguns casos, além de aumentar a fixação de Carbono e Nitrogênio no solo em até 30%. Com a montagem das biofábricas dentro das próprias fazendas, há ainda uma redução de 90% nas embalagens e no transporte dos insumos e, consequentemente, nas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) na atmosfera.
A Gerente de ESG da SoluBio, Rafaela Vendruscolo, destaca outros benefícios do uso dos insumos biológicos, como diminuição dos custos em até 70% para os produtores e maior rentabilidade no uso da terra, queda no uso dos insumos importados, aumento de autonomia dos produtores rurais, geração de trabalho qualificado no campo, principalmente para mulheres e, mais importante, a regeneração do solo e sua biodiversidade.
“Os bioinsumos contribuem para que a agricultura se torne mais resiliente às mudanças climáticas. O uso de microrganismos e recursos biológicos já presentes na natureza auxiliam na recuperação e preservação do solo, aumentando a produtividade agrícola”, afirma.
Para avançar na estratégia de impacto positivo da empresa, Rafaela Vendruscolo explica que foi criado o Programa ESG 2022, que deu origem à Política de Sustentabilidade da SoluBio, avançando na estratégia e gestão ESG. “Com isso, garantimos mais alinhamento das ações da companhia com os cinco temas materiais , orientados pelos padrões GRI (Global Reporting Iniciative)”, diz.
Compromissos para 2030
A SoluBio está comprometida com o desenvolvimento sustentável, por isso, traçou metas para 2030 e planos para alcançá-las. São elas:
- Levar soluções biológicas para 6 milhões de hectares no Brasil;
- Reduzir em até 30% o uso de defensivos agrícolas entre os clientes;
- Implantar Programa de Impacto para Agricultura Regenerativa e Resiliência Climática;
- Implantar o Programa de Compras Sustentáveis, que busca garantir a aquisição de produtos e serviços de fornecedores que compartilham das mesmas visões de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental;
- Avaliar 100% dos clientes de acordo com critérios socioambientais;
- Disseminar a cultura da sustentabilidade e integridade entre os stakeholders;
- Fortalecer a governança da companhia, por meio dos princípios de transparência, ética e responsabilidade;
- Promover o desenvolvimento e bem-estar dos colaboradores, oferecendo oportunidades de capacitação, programas de saúde e segurança no trabalho, e incentivando um ambiente de trabalho inclusivo e equilibrado.
Para acelerar o atingimento das metas, a SoluBio investiu principalmente em parceiros qualificados tanto para pesquisa e desenvolvimento, quanto multiplicação OnFarm, passando pela produção, controle de qualidade e treinamentos voltados também para a biossegurança nos laboratórios instalados nas fazendas. Como resultado, a SoluBio conquistou reconhecimentos como o selo Solar Impulse Foundation, que colocou o Manejo Biológico Onfarm® entre as 1000 soluções mais limpas, eficientes e lucrativas para um crescimento econômico limpo do planeta.
Na parte ambiental, além de conduzir uma tecnologia inovadora e sustentável, a SoluBio também cuida do impacto das suas operações no meio ambiente. Por isso, a empresa faz uso da energia solar fotovoltaica de geração própria, utiliza etanol na sua frota leve, bem como realiza inventário das emissões de GEE com base na metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol.
A SoluBio também promoveu mais de 260 treinamentos para auxiliar no crescimento profissional dos colaboradores e ampliou os benefícios oferecidos, que envolvem saúde física, mental e financeira e acesso a treinamentos, por exemplo. As inúmeras ações para gestão de pessoas fizeram com que a companhia fosse, pelo segundo ano consecutivo, certificada pelo Great Place To Work (GPTW) como uma das melhores empresas para trabalhar, e uma das 26 melhores empresas para trabalhar do Centro-Oeste brasileiro.
Pesquisa e inovação
Na área de pesquisa e inovação, a SoluBio realizou diversos processos de melhoria. Foram R$ 32 milhões investidos em pesquisa, desenvolvimento e inovação em 2022, com 100% dos recursos voltados para sustentabilidade e agricultura regenerativa. Um dos destaques foi a contratação da dra. Rose Monnerat como CRDO (Chief Research and Development Officer), integrando a equipe uma especialista referência mundial na produção de bioinsumos, com 35 anos de experiência em pesquisa junto à Embrapa.
A SoluBio tem hoje uma das mais modernas fábricas de bioinsumos da América Latina, com capacidade para produzir 8 milhões de litros por ano. Como resultado, a companhia prevê mais eficiência, eficácia e efetividade para escalabilidade da produção de insumos biológicos em 2023.
Acesse o Relatório de Sustentabilidade SoluBio 2022 completo aqui.
Sobre a SoluBio
A SoluBio é uma empresa de biotecnologia, criada em 2016 por profissionais com mais de 20 anos de experiência no agronegócio. Desde o início, o foco da empresa foi levar a seus clientes alternativas mais sustentáveis e econômicas na atividade rural. Assim surgiu a SoluBio Experience: uma solução completa para a produção de bioinsumos na fazenda (OnFarm) oferecendo tecnologia integrada com padrão industrial, todos os equipamentos, insumos, controle de qualidade, treinamento e assistência técnica.
A SoluBio possui a mais moderna fábrica de bioinsumos da América Latina sendo a primeira empresa de biológicos do país a ter um time de Customer Success. Atualmente, com mais de 650 colaboradores, uma equipe científica com mais de 30 PhD’s e 5 Pós-Doutores, a companhia está presente em grande parte do território nacional e tem como sonho democratizar globalmente o Manejo Biológico OnFarm®. Ela é uma das empresas que faz parte do Pacto Global da ONU e está comprometida com ações que impactam 14 dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável, na preservação do planeta e das futuras gerações.