Eficiência no inverno
Em busca de opções para o incremento da produção vegetal, principalmente no sistema de cultivo plantio direto, o nabo forrageiro assume uma das melhores escolhas de cobertura verde que antecede as culturas de trigo ou milho.
Dentro do sistema de produção ele se adapta bem ao clima, tolera a geada e a seca, se adequando as necessidades de cultivo de inverno. Usualmente utiliza-se para a semeadura 10 a 20 Kg de semente por hectare.
Quando associado à rotação de culturas, possui como principais características a descompactação do solo, a reciclagem de nutrientes – principalmente de nitrogênio, fósforo e potássio -, rápido estabelecimento de plantas, alta produção de matéria seca e consequentemente acréscimo na produção da cultura subsequente.
A análise positiva do feedback dos clientes, produtores e técnicos da KNA Aviation – Nativa Aviação Agrícola, demonstraram os bons resultados obtidos na safra passada quanto a utilização do nabo forrageiro.
A semeadura no período em que a cultura de verão inicia o estágio de maturação, por meio de aeronave, antecedente a colheita, possibilita um rápido estabelecimento da planta e da cobertura do solo, além de não causa amassamento a cultura – o que otimiza o tempo e o período de semeadura.
Mauro Stertz, da Sementes Santa Rita, afirma que a semeadura de nabo forrageiro na pré-colheita da cultura da soja garante rapidez no estabelecimento das plantas, otimiza o manejo do solo e proporciona maior quantidade de massa verde, o que agrega nitrogênio ao solo para a próxima cultura.
A semeadura aérea permite também uma economia de maquinário, óleo diesel e consequente mão de obra, o que torna este manejo um ótimo retorno econômico.
Nativa Aviação Agrícola | KNA Aviation
Cruz Alta/RS
Rod. Luciano Furian, 325 | (55) 3322-4656 | 9981-1981
Santo Augusto/RS
Av. Ângelo Santi, 1620 | (55) 3781 1819 | 9613 9607