A Expodireto 2020 terminou na última sexta-feira, 6, em Não-Me-Toque – RS. De acordo com o levantamento feito pela organização, houve crescimento de 10% nos negócios efetuados, movimentando R$2,65 bilhões.
Enquanto a preocupação era em relação à estiagem diminuir os lucros, e o Coronavírus impedir que as pessoas fossem para aglomerações, a Feira continuou sendo sucesso de público.
Ao contrário do que se pensava, a estiagem considerada a pior dos últimos oito anos no Rio Grande do Sul, fez com que o produtor rural procurasse na Expodireto 2020, alternativas para a difícil situação.
Conforme o levantamento houve 50% de aumento na procura por informações em empresas que vendem sistemas de irrigação, quando comparado ao último ano da Feira. Embora nem todos sejam negócios fechados efetivamente, a prospecção auxilia a empresa a entender a importância de participar de eventos como esse.
Expodireto recebe 73 mil visitantes em dois dias
Enquanto houve crescimento em setores relacionados a irrigação, o setor de máquinas agrícolas teve queda de 18% nas intenções de compra. O entendimento é que o agricultor busque as soluções para a situação atual enfrentada, e utilize os maquinários já existentes em sua propriedade.
Todavia, os cinco dias da feira receberam aproximadamente 256 mil pessoas. O número aponta uma redução de 4% quando comparado com 2019. O pavilhão internacional girou em torno de R$10 milhões.
Expodireto em números
Sobretudo, mesmo com uma pequena diminuição no número de visitantes, há muito que se comemorar para a equipe da Expodireto e seus expositores. Diante das preocupações relacionadas ao Coronavírus, que reduziu a presença de delegações internacionais, a presença de tantas pessoas como nos anos anteriores, demonstra o sucesso da Feira.
Semelhantemente, a estreia da Arena Agrodigital foi um dos diferenciais. O espaço reuniu startups, palestrantes e empresas, reunindo produtores que debateram a inovação no campo e a importância de se adequar às novas tecnologias.
Em resumo, a Expodireto teve aumento de 46% nos financiamentos de bancos, bem como de 11% no pavilhão da agricultura familiar. As diminuições foram no setor de financiamento de bancos de montadoras (-24%) e no pavilhão internacional (-97%).
1 Comment