fbpx

Bayer apresenta inovações e avanços no combate a nematoides no Congresso Brasileiro de Nematologia

Bayer apresenta inovações e avanços no combate a nematoides no Congresso Brasileiro de Nematologia

Multinacional introduz extensão de bula de nematicida e testes de modelo de negócio de risco compartilhado durante evento em Cuiabá/MT

Pesquisas conduzidas pela Sociedade Brasileira de Nematologia estimam que, apenas na soja, o Brasil registra prejuízos em torno de R$ 16 Bilhões anuais, graças aos nematoides. Segundo estimativas da consultoria Kynetec, 45% da área de soja do país tem incidência da praga e, atualmente, menos de 30% desta área faz uso de nematicidas. Essa lacuna reflete dois desafios para a agricultura brasileira: tornar o diagnóstico do problema mais assertivo e otimizar o manejo de defensivos para o combate da praga.

Alguns dos avanços inéditos para ajudar a minimizar o problema estão entre os destaques da Bayer e serão compartilhados durante o 38º Congresso Brasileiro de Nematologia, organizado em Cuiabá/MT entre os dias 21 e 24 de agosto de 2023. O evento, que tem como tema “Nematologia para o futuro: sustentabilidade e tecnologia”, contará com a presença de alguns dos principais pesquisadores da multinacional para discutir os temas trabalhados no meio científico, com o intuito de que possam impactar positivamente a realidade das lavouras brasileiras.

A companhia apresenta neste ano a extensão de bula do nematicida Verango® Prime, que já era indicado para uso na soja, café, batata e cana-de-açúcar e passou a ser recomendado para milho, algodão e diversas culturas de hortifrúti. A formulação possui o ingrediente ativo Fluopiram, molécula inédita no Brasil que oferece controle efetivo e de longa duração, com baixa dosagem por hectare.

Uma das grandes novidades de Verango® Prime pode ser visto no manejo do produto, já que, após diversos anos de pesquisa, o nematicida é o único produto químico aprovado para aplicação em barra — as soluções disponíveis no mercado só podem ser aplicadas em sulco, o que muitas vezes pode ser um limitante operacional e de custo, conforme explica Guilherme Hungueria, gerente de inseticidas da Bayer para a América Latina.

“O amplo espectro de controle contra as mais importantes espécies de nematoides é algo fundamental para o manejo dessa praga e, além de oferecer este espectro, Verango Prime tem o diferencial de ser compatível com produtos biológicos e apresentar menor risco para o meio ambiente e operadores”, afirma Hungueria. “Formulações inovadoras como Verango® Prime integram a plataforma de inovação da Bayer, que investe em melhoramento genético, biotecnologia, biológicos, ciência de dados e química de ponta para resolver os desafios mais urgentes da agricultura.”

Prescrição personalizada

Outra novidade que será apresentada no congresso é o pré-lançamento do programa Bayer Directo Nematoide, voltado a prescrição customizada de Verango® Prime para talhões de soja. A iniciativa faz parte da estratégia da Bayer em oferecer soluções de agricultura digitais e modelos inovadores de negócio, como o risco compartilhado. O Bayer Directo Nematoide auxiliará os produtores no manejo de nematoides, compartilhando o risco do investimento em nematicida, dependendo do resultado nos talhões inscritos.

Hoje, apesar dos danos por nematoides não serem uniformes nos talhões, o manejo com nematicidas é feito, quase sempre, em aplicações em área inteira. Isso porque, o diagnóstico das zonas afetadas por nematoide ainda é difícil e complexo, usando apenas as práticas tradicionais de amostragem de solo e análises visuais. Ainda em fase pré-comercial, as prescrições do Bayer Directo serão geradas a partir de dados georreferenciados dos talhões mapeados por Climate FieldView, plataforma de agricultura digital da Bayer, além de dados agronômicos e de ambiente.

“O objetivo é identificar as zonas de cada talhão onde há maior risco de danos econômicos por nematoide e prescrever, de forma precisa, onde a aplicação de Verango® Prime é recomendada. Isso levará a um manejo de nematoides mais otimizado, sustentável e assertivo”, afirma Bernardo Coelho, líder de novos negócios em agricultura digital da Bayer para defensivos, que também está entre os palestrantes do evento.

“O programa está em fase de pré-lançamento. Neste primeiro momento, estamos levando esta oferta para cerca de 100 agricultores já fortemente engajados na transformação digital da agricultura”, diz Coelho. “Esses produtores terão o risco compartilhado em sua primeira compra de Verango® Prime. Isso significa que, nos talhões que seguirem nossa prescrição, se a solução não trouxer ganhos adicionais ao final da safra, reembolsaremos parte do seu investimento”, afirma.

Para o executivo, a tendência é que uma empresa líder em inovação como a Bayer seja cada vez menos uma fornecedora de insumos e mais uma parceira capaz de oferecer soluções personalizadas e experiências completas a partir de inovações, testes e aprendizados.

“Para isso, produtores rurais que querem aproveitar, no futuro, todo o potencial das soluções de agricultura digital, precisam passar a coletar dados e conectar suas propriedades hoje.”

display: block

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *