fbpx

Coprel investe em nova fonte de suprimento de energia para a região de Panambi

Coprel investe em nova fonte de suprimento de energia para a região de Panambi

Mais de 3 mil cooperantes de Panambi, Condor e Pejuçara são beneficiados

Para melhorar a qualidade no fornecimento de energia aos cooperantes, a Coprel investe de forma permanente e estratégica nos municípios da região. Um exemplo é a instalação de uma nova fonte de suprimento de energia que passa a atender os municípios de Panambi, Condor e Pejuçara.

Antes, os cooperantes dos três municípios eram atendidos unicamente pela linha de transmissão 69kV Cruz Alta x Panambi, de propriedade da CEEE/CPFL-T, e agora contam com uma nova fonte de suprimento vinda de Ijuí até Panambi, através de uma conexão com a subestação da Hidropan. O principal objetivo da obra foi proporcionar uma nova alterativa de alimentação para a rede elétrica da Coprel na região, minimizando consideravelmente o tempo que os cooperantes ficavam sem luz quando haviam desligamentos na linha de transmissão da CEEE/CPFL-T.

Com duas fontes de suprimento, o sistema elétrico da região agora passa a atuar com redundância.  O engenheiro eletricista e facilitador da área de Energia da Coprel, Herton Azzolin, explica como funciona a operação das linhas de transmissão.

“Os dois pontos de alimentação operam ligados. Caso houver interrupção da linha de transmissão do sistema de Cruz Alta, no Centro de Operações as nossas equipes já identificam a falta de energia, muitas vezes antes mesmo do cooperante contatar o Discoprel, e através de manobras na rede conseguem religar a energia pelo novo ponto que entrou em operação recentemente, vindo de Ijuí. Antes, dependíamos exclusivamente da CEEE para o reestabelecimento do sistema, agora, com uma segunda fonte de alimentação, temos mais autonomia para realizar manobras diretamente na rede da Coprel, possibilitando um reestabelecimento da energia de forma mais ágil”.

Ao todo, 3.114 cooperantes de Panambi, Condor e Pejuçara são beneficiados com esta obra desde janeiro de 2024, quando entrou em operação. A instalação da nova rede traz muitos benefícios para a região, proporcionando mais qualidade, agilidade e mais robustez na estrutura do sistema elétrico.

display: block

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *