fbpx

Debate sobre irrigação é realizado em Cruz Alta

Debate sobre irrigação é realizado em Cruz Alta

O Polo de Agricultura Irrigada do Noroeste Gaúcho e o Sindicato Rural de Cruz Alta, com apoio do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional RS Sustentável Cada Gota Importa, Assembleia Legislativa, Prefeitura de Cruz Alta e Câmara de Vereadores estão promoveu o debate “Reservação D’ Água, Irrigação e Pisicultura, realizado no último sábado, na Etnia Alemã.

Fizeram parte do debate: o Secretário Adjunto do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul Marcelo Camardelli; Tiago Librelotto Rubert, Produtor Rural, sócio fundador e gestor da Terra Boa Agrícola; João Augusto Telles, Coordenador do Polo de Agricultura Irrigada do Noroeste Gaúcho; Nelson Nicolodi, Engenheiro Agrônomo e Darci Hartmann, Presidente do Sistema OCERGS e Vice-presidente da CCGL. O debate teve como mediador, o Diretor Técnico da Sementes Aurora e CEO da De Bortoli Consultoria. Na abertura, a Prefeita Paula Rubin Facco Librelotto, destacou a importância do trabalho no campo.

“Nós temos um compromisso não só com a nossa cidade, mas com o campo. Temos trabalhado muito para que Cruz Alta mude o conceito e comece a valorizar cada vez mais quem trabalha no campo e produz a riqueza que nos faz prosperar. Estamos muito felizes em ser a Capital Gaúcha da Irrigação, porém sabemos que precisamos avançar muito para facilitar a vida do agricultor. Enquanto não tivermos uma legislação onde não se atrapalhe o homem do campo, não adianta nós sonharmos que vamos continuar crescendo ou expandindo, precisamos de leis que auxiliem a irrigação e a reservar a água. O Governo do Estado está trabalhando fortemente para isso, temos recebido os agricultores e produtores aqui do município para levarmos essa pauta adiante e avançarmos nesse sentido, pois é só ouvindo eles que vamos evoluir”.

Para o Presidente do Sindicato Rural, Moacir Medeiros, a irrigação está tomando um novo rumo.

“Estamos muito contentes por toda essa iniciativa onde vamos tomar um novo rumo, e agora todos os paradigmas serão quebrados, de fato, onde hoje poderemos realmente ter nossas áreas irrigadas. É muito importante que nós tenhamos sucesso para conseguirmos cada vez produzir mais e sermos de fato o país que mais produz alimentos no mundo”.

Participaram do evento, prefeitos da região, o Deputado Federal Pedro Westphalen, o Deputado Licenciado Rafael Braga, vereadores, produtores rurais e representantes de empresas do setor agrícola.

display: block

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *