fbpx

Microrregião de Cruz Alta gerou 970 novos empregos em julho, revela Novo CAGED

Microrregião de Cruz Alta gerou 970 novos empregos em julho, revela Novo CAGED

Cidades que mais contrataram foram Cruz Alta, Ibirubá e Espumoso

No mês de julho, as cidades situadas na microrregião de Cruz Alta geraram 970 novos postos de trabalho, conforme os mais recentes dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED). Levando em consideração as 1.102 demissões contabilizadas, o resultado líquido mensal evidencia uma subtração de 132 vagas laborais.

Detalhes adicionais da pesquisa demonstram que, dentre os recém-contratados no período, 57,63% eram do gênero masculino, enquanto 42,37% pertenciam ao gênero feminino. Além disso, 55,05% dos contratados possuíam ensino médio completo, e a faixa etária mais representativa dentre os admitidos foi de 18 a 24 anos, totalizando 29,79%.

No mês analisado, os setores que impulsionaram as contratações na microrregião foram a indústria, o setor administrativo e o segmento comercial. Entre os municípios locais, os líderes em geração de novos empregos foram Cruz Alta com 484 contratações, Ibirubá com 228 e Espumoso com 86.

A microrregião de Cruz Alta conta com 14 municípios, são eles: Alto Alegre, Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Campos Borges, Cruz Alta, Espumoso, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Jacuizinho, Jóia, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Salto do Jacuí e Santa Bárbara do Sul.

Contratações de Trabalhadores Temporários

Débora Schollmeier, gerente da Empresa Recursos Humanos em Cruz Alta, destacou que a admissão de trabalhadores temporários está se tornando uma prática mais aceita entre as empresas, em virtude da sua celeridade, eficácia e segurança sob perspectivas econômicas e jurídicas. De acordo com a executiva, isso está movimentando o mercado de trabalho na região, principalmente, em períodos de safra.

Conforme a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM), a projeção para o terceiro trimestre de 2023 (julho, agosto e setembro) é de 630 mil vagas temporárias, número equivalente ao resultado do ano anterior, quando foram geradas 629.880 vagas nesse mesmo período.

Direitos do Trabalhador Temporário

Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13º salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.

Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.

display: block

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *