fbpx

Simbiose é pioneira no setor de bioinsumos a receber certificação na NeoGreen por compensações de carbono

Simbiose é pioneira no setor de bioinsumos a receber certificação na NeoGreen por compensações de carbono

Empresa aposta na descarbonização do agronegócio e investe no desenvolvimento sustentável

Líder no setor de bioinsumos no Brasil, a Simbiose recebeu o selo Carbono Neutro emitido pela consultoria ambiental NeoGreen. A marca é pioneira da categoria na descarbonização do agronegócio e fomenta os compromissos climáticos assumidos pelo Brasil perante ao mundo.

Além de apresentar soluções biológicas para substituir o uso de químicos no campo, a companhia investe na compensação da emissão de carbono em seus processos produtivos e traça estratégias para zerar a liberação do elemento na natureza.

Para a certificação, a empresa passou por um inventário das reduções da emissão de gases durante o ano de 2022. Foi traçado o perfil das emissões resultantes das atividades da organização e verificadas as ações de compensação e redução da liberação de carbono no meio ambiente. O levantamento incluiu a medição da quantidade de gases emitidos pela combustão estacionária, combustão móvel, emissões fugitivas, processos industriais e efluentes.

Com base nos resultados, a Simbiose realizou a compensação de carbono necessária e neutralizou a emissão.

“É um processo gradual, que exige investimento contínuo. Concluímos a primeira etapa do nosso planejamento ao neutralizar as emissões. Agora temos um trabalho interno importante pela frente, que é zerar essas emissões”, afirma Marcelo de Godoy Oliveira, fundador e CEO da Simbiose.

Selo Carbono Neutro

O selo Carbono Neutro significa que a empresa emite carbono durante a realização de seus processos, mas busca compensações ambientais para equilibrar a balança. Quando a companhia deixa de fazer a emissão do elemento, é certificada com o Selo Carbono Zero. As compensações auxiliaram no Projeto Santa Maria, que atua na preservação e reflorestamento da região da Amazônia.

A empresa de bioinsumos reforça o compromisso de promover a redução das emissões, através do desenvolvimento de estratégias. No curto prazo, a troca de combustível fóssil está no radar com o abastecimento da frota de veículos com etanol e diesel S10, menos poluentes. Mas ainda há desafios maiores, como substituição de caldeiras e geradores, por exemplo.

O Selo Carbono Neutro, concedido à empresa de bioinsumos Simbiose, atende a três ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. São elas: a número 02 (fome zero), 13 (combate às alterações climáticas) e 15 (vida sobre a terra).

Sobre a Simbiose

Fundada em 2007, a marca é especializada na produção de bioinsumos para o agronegócio. Com sede em Curitiba, atende a todos os produtores rurais, de norte a sul do Brasil.

display: block

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *