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Com mercado árabe, frigorífico gaúcho pretende triplicar faturamento no setor de exportação

Com mercado árabe, frigorífico gaúcho pretende triplicar faturamento no setor de exportação

Os novos mercados devem contribuir para que a receita das exportações do Frigorífico Zimmer passe de 10 para 35%

As proteínas brasileiras estão cada vez mais consolidadas no mercado árabe. Prova disso, é o caminho que vem sendo percorrido pela carne bovina brasileira, que segue a rota do frango halal, proteína na qual o Brasil é líder global em exportação.

Dados do ComexStat apontam que as exportações de carne bovina aos Emirados Árabes somaram US$ 169 milhões de janeiro a agosto de 2022, aumento de 41% em relação ao mesmo período de 2021.

Carne brasileira no prato do consumidor árabe

De olho neste mercado, o empresário André Zimmer, vice-presidente do Frigorífico Zimmer, que tem 50 anos de história na cidade de Parobé (RS), visualizou a oportunidade promissora para seu produto nos países árabes.

Até 2013, a produção era voltada apenas ao mercado interno. Foi em 2018 a primeira experiência para exportação aos países árabes, naquela ocasião, para o Egito. “Depois disso, demos um intervalo e agora começamos a trabalhar com a Cdial Halal, retomando assim, os negócios com os países árabes”, explica André.

“Já temos cerca de 12 contratos fechados com Kuwait, Dubai e Arábia Saudita. Os primeiros embarques foram no último dia 20 de setembro”, enfatiza.

E o mercado halal deve impulsionar os negócios do Frigorífico Zimmer

“Hoje meu percentual de faturamento com exportação gira em torno de 10% e com o halal esperamos chegar a 35%”, garante o vice-presidente.

E as perspectivas são otimistas. “Pretendemos atuar ainda mais fortemente nesses destinos, já que são cada vez mais interessantes. Nós pretendemos sentir este mercado e seguir evoluindo, pois sabemos que nosso produto tem qualidade superior, tendo em vista que o rebanho gaúcho é predominantemente de raças britânicas, como Angus e Braford, e encontramos um nicho de mercado que entende e valoriza este tipo de produto”, explica André.

Para o diretor de Operações da CDIAL Halal, Ahmad M. Saifi, esta é uma parceria estratégica para ambos. “Nossa atuação visa auxiliar o Frigorífico Zimmer a expandir sua atuação no mercado internacional, ao mesmo tempo em que é mais um passo importante para consolidar a atuação da CDIAL Halal no mercado de bovinos, o qual, assim como as demais proteínas brasileiras, tem espaço e futuro promissor no mercado árabe”, pontua.

CDIAL Halal

É a certificadora da América Latina acreditada pelos principais órgãos oficiais dos Emirados Árabes (EIAC) e do Golfo (GAC), o que confere seriedade e competência nos segmentos que atua. Também é a primeira da América Latina a conquistar a categoria “N” para cosméticos e fármacos. Esta certificação é aceita em todo o mundo, inclusive nos países de maior população muçulmana como Malásia, Indonésia, Singapura e Golfo Pérsico (ou Golfo Árabe).

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