Parceria com a Embrapa, projeto AgNest busca um ambiente colaborativo para inovação visando um agro sustentável
São Paulo (SP) — A Nutrien, em parceria com a Embrapa e os parceiros fundadores no projeto AgNest, acaba de entrar para o novo hub de inovação agro do país. Em formato farm lab, em que a interação entre startups, empresas e outros agentes propiciará o surgimento de novas soluções tecnológicas sustentáveis e digitais para a agropecuária nacional, o AgNest foi fundado pela Nutrien, Bayer, Banco do Brasil e Jacto após um processo de chamamento público da Embrapa Meio Ambiente e Embrapa Agricultura Digital, com o propósito de materializar um ambiente cooperativo, homogêneo e estratégico para o crescimento do setor.
“Investir em soluções tecnológicas para aumentar a eficiência, produtividade e a sustentabilidade da produção agropecuária já faz parte da nossa história e do DNA da Nutrien. Já reinventamos a forma como fazemos negócios e atendemos nossos clientes, agora vamos compartilhar com novos parceiros a nossa expertise e em colaboração inovarmos para uma agricultura ainda mais sustentável”, aponta a diretora de assuntos corporativos da Nutrien para América Latina, Catharina Eugênia Pires.
O evento de lançamento e assinatura do comitê gestor do hub aconteceu dia 29 de junho, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em São Paulo, SP. O ato oficializa o início das ações de cooperação entre as empresas nesse projeto de cocriação, no contexto de um laboratório vivo, com a finalidade de acelerar o processo de produção de conhecimento. Seguindo o modelo plug and play, para atuação em três principais vertentes: experimentação em campo, agricultura digital e sustentabilidade da agropecuária, o AgNest está localizado em uma área experimental de 60 hectares da Embrapa Meio Ambiente, em Jaguariúna, interior de São Paulo, contará com escritórios, smart lab, espaço maker e áreas de coworking para interação, colaboração e eventos, fomentando a conexão entre empresas âncoras, startups, investidores e outros atores.
Catharina ressalta que integrar o programa AgNest, com a Embrapa e outros parceiros, materializa a chance de contribuir para a construção de um ambiente colaborativo que beneficiará toda a cadeia agrícola nacional.
Veja também: Quais as melhores máquinas agrícolas nas diferentes práticas de cultivo?
“A Nutrien quer ser este elo de conexão para levar tudo que será cocriado neste ambiente inovador, que é o Agnest, para milhares de pequenos e médios produtores rurais com os quais trabalhamos diariamente para atingirmos uma agricultura ainda mais rentável, sustentável e digital.,” finaliza.
Após a assinatura com as empresas fundadoras, o comitê gestor passará a articular e tomar as medidas necessárias para a estrutura inicial do AgNest, incluindo a consolidação de sua infraestrutura física e o modelo de governança. A partir de ações estruturadas, o empreendimento poderá lançar, inclusive, uma nova chamada para atrair mais parceiros, captar recursos, formalizar projetos colaborativos ou abrir sua agenda de pesquisa, desenvolvimento e inovação para fornecer solução digital e sustentável à agricultura brasileira.
O AgNest está ainda inserido no Corredor de Inovação Agropecuária de São Paulo, que abrange o eixo formado pelos municípios de Campinas, Jaguariúna, Piracicaba, São Carlos e Ribeirão Preto. Nessa região, concentram-se atores de referência em PD&I e empreendedorismo no agro, como institutos de Ciência e Tecnologia, universidades, grandes empresas, ambientes de inovação e 33% das Agtechs do País, que juntos representam uma força relevante para o desenvolvimento e a oferta de soluções inovadoras para o agronegócio brasileiro.
Para saber mais sobre o AgNest, acesse aqui.
Sobre a Nutrien Soluções Agrícolas
No Brasil, a Nutrien Soluções Agrícolas é uma das maiores plataformas de soluções agrícolas e tem o compromisso em servir aos agricultores no país de forma inclusiva e sustentável por meio de um novo conceito de varejo, que inclui um amplo portfólio de produtos, serviços e soluções. A empresa oferece um atendimento presencial diferenciado e uma logística inteligente, com uma experiência individualizada e integrada a uma plataforma digital. Está presente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Goiás, com 58 unidades comerciais, entre lojas e centros de experiências, 2 unidades de beneficiamento de sementes, 4 misturadores de fertilizantes, 1 fábrica de nutricionais e mais de 400 consultores especializados. Com mais de 1.500 colaboradores, a Companhia continua em plena expansão dos seus negócios para outras regiões e segue cumprindo seu plano estratégico de crescimento, investindo em aquisições, ampliação de unidades e implantação de novas tecnologias que alavancarão a presença da Nutrien no país para atender às necessidades dos agricultores de forma simples, ágil e inovadora. Mais informações sobre a atuação no Brasil no site da Nutrien.
POR ASSESSORIA