fbpx

Produtor rural segue apostando em cultivares com biotecnologia para incrementar a produtividade da safra 2023/24 de soja

Produtor rural segue apostando em cultivares com biotecnologia para incrementar a produtividade da safra 2023/24 de soja

Cliente da Cordius®, marca de licenciamento da Corteva Agriscience, investe pelo terceiro ano consecutivo na variedade C2534E, que auxiliou na colheita de 29 sacas a mais em comparação com as temporadas anteriores

Os sojicultores brasileiros já começaram o plantio da safra 2023/24. Segundo o 1º Levantamento da Safra de Grãos 2023/24, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a soja, principal grão cultivado no país, deve alcançar pouco mais de 162 milhões de toneladas. Se confirmado o resultado, o volume a ser colhido será um novo recorde para a oleaginosa. Em busca de boas produtividades na temporada, os agricultores seguem investindo em cultivares com biotecnologia, como os clientes da Cordius®, marca de licenciamento da Corteva Agriscience.

Gabriel Piovesan, do Sítio Piovesan, em São João (PR), produtor de soja, milho, trigo e feijão, em uma área de 43 hectares (ha), investe em sementes com biotecnologia com a variedade C2534E, da Cordius® desde a safra 2021/22 e vem conquistando cada vez mais produtividade.

“Planto a variedade da Cordius há duas safras consecutivas, após conhecer a variedade dentro da propriedade. Agora, vamos para a terceira safra com a cultivar. Em todos os anos, a produtividade foi melhor do que a esperada”, diz.

A C2534E conta com a biotecnologia Enlist E3®. É de ciclo super precoce com alto potencial produtivo e possui flexibilidade no manejo de plantas daninhas, permitindo a aplicação dos herbicidas Enlist® Colex-D® (novo 2,4-D sal colina), glifosato e glufosinato de amônio em pré e pós-emergência.

Na safra 2021/22, Piovesan cultivou dois hectares da C2534E e atingiu uma produção de 58 sacas por hectare (sc/ha).

“Neste ano, tivemos a seca e, mesmo assim, a variedade foi muito bem, na avaliação com outras que plantamos, mostrando o seu potencial produtivo. Além da intempérie climática, encontramos desafios na fertilidade do solo e com as plantas daninhas, entre elas, trapoeraba, picão e buva. Com a biotecnologia da semente, conseguimos maior controle das invasoras e com a excelente arquitetura da planta, foi possível o manejo com fungicidas”, explica.

Já na última safra, a área cultivada com a C2534E foi ampliada para 12 ha e a produtividade atingiu 87 sc/ha, com um incremento de 29 sacas a mais.

“Nesta temporada, o clima foi excelente e nos auxiliou no resultado. Também podemos observar o manejo, que integra o Sistema Enlist® e nos proporcionou um ganho melhor sobre algumas daninhas, como buva e trapoeraba.

Plantando a safra 2023/24

Na propriedade de Piovesan, o plantio da safra 2023/24 de soja já está finalizado e ele segue apostando na variedade C2534E.

“Para este ano, a área cultivada será de oito hectares. O propósito é plantar em um talhão que nunca contou com a cultivar para controlar as daninhas. A expectativa é continuar colhendo acima de 80 sc/ha, já que as características da área são desafiadoras e, por isso, seguimos apostando na cultivar, pelo auxílio que nos dá no controle e manejo das invasoras”, finaliza.

Segundo Thomas Gonçalves, Líder da Cordius®️ para a região Sul, a C2534E tem um ciclo super precoce.

“Com isso, ela proporciona ao produtor alto potencial produtivo da lavoura, boa uniformidade de plantas e estabilidade, ampla adaptabilidade e elevado peso de grãos, que resultam em maior rentabilidade”.

display: block

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *