fbpx

Controle de plantas daninhas é fundamental para obter altas produtividades de soja na Região Sul

Controle de plantas daninhas é fundamental para obter altas produtividades de soja na Região Sul

Sistema Enlist® da Corteva Agriscience auxilia o agricultor no manejo de invasoras como o caruru

A região Sul é a segunda maior área produtora de soja do Brasil, com mais de 13 milhões de hectares. Só o Rio Grande do Sul foi responsável pelo plantio de 6,5 milhões de hectares com a oleaginosa na safra 2022/23, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). No entanto, o Estado tem enfrentado condições adversas de clima, o que dificulta o manejo de plantas daninhas, e resulta em lavouras infestadas de invasoras como o caruru, reduzindo severamente a produtividade da cultura.

Para ajudar os sojicultores a enfrentarem os principais desafios da agricultura, oferecendo opção de escolha e simplicidade inclusive para o manejo desta e de outras plantas daninhas, a Corteva Agriscience oferece o Sistema Enlist®, que conta com três pilares: Sementes e Biotecnologia, Herbicidas e Genética de Alta Performance, sustentados por Boas Práticas Agrícolas, oferecendo mais diversidade, conveniência, flexibilidade e controle na aplicação.

As variedades de soja com a biotecnologia Enlist E3® possuem tolerância aos herbicidas Enlist® Colex-D® (novo 2,4-D sal colina), glifosato e glufosinato de amônio; já as variedades Conkesta E3®, possuem também, além da tolerância aos três herbicidas, duas proteínas Bt (Cry1F e Cry1Ac) que auxiliam na proteção contra as principais lagartas na cultura da soja.

Em relação ao pilar de herbicidas, Enlist® Colex-D® tem eficácia comprovada no controle de plantas daninhas, redução no potencial de deriva de até 90% (quando aplicado com ponta com indução de ar), ultrabaixa volatilidade e redução de odor. Além disso, o produto traz muita flexibilidade ao agricultor, que pode aplicar o herbicida desde a dessecação pré-plantio (plante-aplique/aplique-plante) até a pós-emergência da soja Enlist®.

“O manejo do caruru tem sido um grande desafio para o agricultor do Rio Grande do Sul, já que em muitas regiões do estado existem plantas com resistência a glifosato e a herbicidas inibidores da enzima Acetolactato Sintase (ALS), diminuindo as alternativas de controle dessa invasora. Além disso, essa daninha apresenta fluxo contínuo de germinação e alta capacidade competitiva, fatores que dificultam o seu manejo e reduzem a produtividade das lavouras de soja. Desta forma, a escolha correta das cultivares e, consequentemente, da biotecnologia presente nelas, é crucial para que haja a possibilidade de um melhor manejo de caruru, buva, leiteiro, trapoeraba e outras invasoras em pós-emergência, uma vez que Enlist® é a única biotecnologia do mercado tolerante a três herbicidas”, comenta Thiago Henrique Oro, gerente de Marketing de campo Enlist® para a Região Sul.

Para Oro, “plantando variedades de soja Enlist e fazendo uso do Sistema Enlist® o produtor tem muito mais flexibilidade e pode escolher como e quando aplicar os herbicidas, desde a dessecação pré-plantio (plante-aplique/aplique-plante) até a pós-emergência da soja Enlist®. Assim, proporciona um alto controle de plantas daninhas, reduzindo a mato-competição e maximizando o potencial produtivo. Lançamos o Sistema Enlist® em 2021 e estamos muito satisfeitos com os resultados de produtividade e de manejo obtidos até o momento”, ressalta.

A tecnologia Enlist® está disponível nas marcas próprias da Corteva, além de marcas licenciadas. Para incentivar o uso responsável e garantir a longevidade da tecnologia, Enlist® segue os conceitos das Boas Práticas Agrícolas por meio do Programa Enlist® Certo®.

display: block

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *