fbpx

Rio Grande do Sul deve colher a maior safra de verão da história

Rio Grande do Sul deve colher a maior safra de verão da história

A Emater/RS-Ascar apresentou na manhã de terça-feira, 27, a primeira estimativa para a safra 2019/2020, na Casa Institucional no Parque Assis Brasil, em Esteio, durante a 42ª Expointer.

Os dados indicam que a soja baterá recorde histórico com aumento na produção de 6,81% em relação ao ano anterior. O Rio Grande do Sul deverá colher 1,2 milhão de toneladas a mais do grão, chegando a 19,7 milhões.

A área e a produtividade também devem aumentar em 1,93% e 4,31%, respectivamente, o que significa um acréscimo de 112 mil hectares e 137 kg/ha, chegando a 5,9 milhões de hectares de soja e 3,3 mil kg/ha.

O evento que apresenta a primeira estimativa de área, produção e produtividade das principais culturas de verão no Estado, contou com a presença do secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Covatti Filho, do presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, do superintendente federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Rio Grande do Sul, Bernardo Todeschini, e dos diretores técnico e administrativo da Emater/RS, Alencar Rugeri e Vanderlan Vasconselos.

ABIOVE aponta para aumento nas exportações de soja em grão

O secretário Covatti ressaltou a parceria da secretaria com a Instituição e o empenho em ampliar a produção de milho para que o Estado se torne autossustentável.

Além disto, o secretário enfatizou outras ações em conjunto, como a instalação da energia solar fotovoltaica no Parque de Exposições Assis Brasil e o apoio à formação das agroindústrias, desde o planejamento até a legalização.

Sandri destacou justamente como “a cereja do bolo” da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social, o trabalho junto às agroindústrias, que culmina com as vendas na Expointer.

As agroindústrias produzem, transformam, agregam valor e motivam o jovem a ficar na propriedade, avaliou. O presidente apresentou ainda outras ações desenvolvidas pela Emater/RS-Ascar em consonância com a Seapdr.

O diretor técnico Rugeri apresentou o levantamento da safra e destacou a metodologia adotada para a captação das informações, o que contribui para a confiabilidade do documento.

Disco de plantio correto é eficiente na semeadura de soja

O levantamento aponta um aumento de 5,76% no total produzido no Estado em relação ao ano anterior, equivalente a 1,8 milhão de toneladas, totalizando uma estimativa de 33,2 milhões de toneladas para os quatro principais grãos de verão (soja, milho, arroz e feijão 1ª safra).

Os dados, coletados entre 22 de julho e 07 de agosto deste ano, foram levantados junto às seguintes unidades operativas da Emater/RS-Ascar: 119 escritórios municipais para a cultura do arroz, 245 para feijão primeira safra, 449 escritórios municipais para milho grão, 388 para soja e 416 para milho silagem, além de 12 escritórios regionais e do Escritório Central.

A Emater/RS-Ascar realizou levantamento sobre as percepções/intenções dos produtores e dos demais atores da cadeia produtiva (cooperativas, comércio de insumos, bancos, por exemplo) em relação à safra de grãos 2019-2020.

O levantamento contemplou uma amostra que cobriu 98,45% da área a ser cultivada com arroz, 80,31% com feijão primeira safra, 95,52% com milho grão, 98,02% para área com soja e 94,01% para milho destinado à silagem.

display: block

Artigos relacionados

4 Comments

Avarage Rating:
  • 0 / 10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *