fbpx

Embrapa participa do programa AgTech Garage de aceleração de startups para cadeia da soja

Embrapa participa do programa AgTech Garage de aceleração de startups para cadeia da soja

Soja em sistema de plantio direto

A partir de 26 de julho, a Ag Tech Garage, hub de inovação no agronegócio, abre as inscrições para as startups interessadas em participar do edital de seleção do “Programa Soja Sustentável do Cerrado” (PSSC), em parceria com o Land Innovation Fund, fundo criado pela Cargill, com gerenciamento da Chemonics International, para apoiar e financiar iniciativas dedicadas à produção responsável de soja na América Latina.

As inscrições ficarão abertas de 26 de julho a 16 de agosto. Nesta edição de 2023, o Comitê Técnico do programa contará com a participação de representantes da Embrapa, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e da Cargill.

A proposta é fomentar o empreendedorismo e a inovação, por meio da seleção de soluções que colaborem com a produção livre de desmatamento. O programa prevê a seleção e o financiamento de startups que possam contribuir para reduzir o desmatamento e/ou para conservar as áreas nativas do Cerrado brasileiro. O PSSC visa apoiar o ecossistema do agronegócio com o desenvolvimento de desenhos, testes e implementação de soluções tecnológicas que tragam inteligência, segurança e sustentabilidade à agricultura da soja no bioma Cerrado.

As startups selecionadas terão o acompanhamento de mentores e especialistas, além de conteúdos e eventos para potencializar suas soluções, que receberão até 50 mil dólares para desenvolver projetos que serão aplicados no Cerrado. Eles deverão entregar um plano de monitoramento e implementação revisado e aprovado.

A Embrapa estará participando desse ciclo em diferentes etapas: com palestras, em banca de avaliação e em mentorias coletivas, envolvendo pesquisadores de três unidades: Embrapa Soja, Embrapa Agrosilvipastoril e Embrapa Agricultura Digital.

“Nossa intenção é acompanhar e subsidiar com informações a jornada de experiências das startups, apoiando as soluções inovadoras para o fomento de uma produção mais sustentável na cadeia produtiva da soja na região do Cerrado. Além de participar da jornada das startups, a conexão com o ecossistema de inovação AgTech Garage também abre novas perspectivas para parcerias e fomento à inovação”, defende a chefe de Transferência de Tecnologias da Embrapa Soja, Carina Rufino.

O programa prevê a seleção de até seis startups para acessarem os recursos do fundo nas três áreas priorizadas: Soluções regulatórias e financeiras para produção sustentável; Redução do desmatamento e degradação de floresta nativa; Geração de receita a partir da conservação da vegetação nativa.

display: block

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *