fbpx

Sebrae e FAO firmam parceria para fortalecer a agricultura familiar no Brasil

Sebrae e FAO firmam parceria para fortalecer a agricultura familiar no Brasil

Acordo foi assinado nesta terça-feira (12), em Brasília. Ações de cooperativismo, capacitação, inovação tecnológica e sustentabilidade estão previstas

Aumentar a competitividade do agronegócio, com prioridade para as pequenas propriedades voltadas à agricultura familiar no Brasil. Este é o objetivo do memorando de entendimento assinado pelo Sebrae e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), nesta terça-feira (12), em Brasília. A parceria vai atuar em áreas como cooperativismo, assistência técnica, extensão rural, inovação tecnológica, energia renovável, sustentabilidade, treinamento e capacitação técnica, como forma de promover uma maior organização da cadeia produtiva e melhoria no nível técnico e na gestão do processo produtivo.

“A agricultura familiar e as pequenas propriedades rurais no campo são fundamentais para que o Brasil saia do Mapa da Fome mais uma vez. Parcerias como esta vão nos ajudar a desenvolver cada vez mais o setor, promovendo geração de emprego e renda para a nossa população, além de contribuir para o abastecimento da população com comida saudável e de qualidade”, destacou o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Ele lembra que o Brasil assumiu a presidência do G20 e colocou com uma de suas prioridades acabar com a fome.

“O acordo que Sebrae e FAO estão firmando é também um grande passo no sentido de contribuirmos para a solução desse problema”, acrescenta.

O acordo também propõe o desenvolvimento de planos de ação estratégicos para fortalecer a produtividade agrícola, contribuir para o planejamento e implementação de políticas públicas e abordar e conduzir estudos para identificar mercados e demandas internacionais.

Na ocasião, a FAO assinou ainda acordos com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Qu Dongyu, ressaltou o empenho brasileiro no combate à fome.

“Apoiamos uma estrutura de cooperação para transformar os sistemas agricultores mais inclusivos, com uma melhor produção e maior resiliência. Dessa forma, o Brasil tem muito para oferecer, compartilhar nessa missão global que a FAO tem proposto para os próximos dois anos. O trabalho que vocês fazem é muito positivo para o mundo”, disse o diretor-geral organização.

“Parcerias como essas assinadas hoje reforçam os laços entre o Brasil e a FAO, que compartilham valores fundamentais no combate à fome e à pobreza”, reforçou o ministro das Relações Exteriores, o embaixador Mauro Vieira.

Agricultura familiar

Os agricultores familiares são um dos públicos prioritários do Sebrae. Dos 5 milhões de estabelecimentos agropecuários do país, 77% estão classificados como pequenas propriedades familiares, sendo responsáveis por 23% da área de todos os estabelecimentos rurais do país. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017, a agricultura familiar ocupava mais de 10 milhões de pessoas nos estabelecimentos agropecuários.

De 2020 para cá, o Sebrae realizou cerca de 1,1 milhão de atendimentos junto a um universo de mais de 100 mil produtores rural, por meio de programas como: Juntos pelo Agro, ALI Rural (Agentes Locais de Inovação Rural), programa Brasil + Competitivo, Agronordeste, Produzir Brasil e o Brasil à Mesa.

display: block

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *