fbpx

DigiFarmz: a plataforma de manejo das principais doenças da soja

DigiFarmz: a plataforma de manejo das principais doenças da soja

A DigiFarmz está disponível desde 2018 para embasar o manejo das doenças da soja.

A soja já totaliza mais de 36 milhões de hectares cultivados por ano no Brasil e mais de 125 milhões de hectares no mundo.

No entanto, continua sofrendo pela ocorrência de diversas doenças que comprometem a produção de grãos e geração de riqueza para toda a cadeia do agronegócio.

O manejo das doenças é complexo, principalmente pelas muitas variáveis que estão relacionadas.

Deste modo, entre elas estão: a genética das cultivares, o local, histórico de controle e presença de inóculo, clima, precipitação, época de semeadura, e muitas outras.

Inscreva-se no Fórum Regional de Máxima Produtividade – CESB

Assim, diante desse cenário foi criada a DigiFarmz – plataforma que auxilia produtores no manejo das principais doenças que impactam na cultura da soja, mesmo com a utilização de fungicidas.

São elas: Ferrugem, Antracnose, Cercospora, Mancha Alvo e Oídio.

Através da DigiFarmz, desenvolvida desde 2016 e lançada em 2018, o agricultor tem acesso a parâmetros em tempo real para orientar e embasar o manejo dessas doenças na cultura da soja.

Assim, a DigiFarmz utiliza algoritmos a partir de uma base de dados isentos e atualizados anualmente que combinam informações climatológicas e genéticas de cultivares para auxiliar a tomada de decisão no controle das doenças.

Portanto, ao todo, são 18 variáveis bióticas e abióticas que garantem precisão nas informações parametrizadas da DigiFarmz.

Rentabilidade e demanda por alimentos colocam agricultura na era digital

A plataforma auxilia ainda na decisão de quais fungicidas e misturas utilizar, bem como, as doses ideais, a quantidade de pulverizações a serem realizadas, entre outras.

No entanto, o usuário seleciona os fungicidas e fertilizantes foliares que irá utilizar em cada pulverização e a plataforma apresenta os índices de eficácia para cada um deles.

Também, a ferramenta possui uma série de relatórios e painéis para que o usuário possa analisar de forma mais ampla, ou mesmo em detalhes, todos os pontos importantes na condução e manejo de doenças das áreas de soja.

Além disso, conta com uma série de alertas e notificações que ajudam o produtor na condução da lavoura.

Eles trazem sugestões de melhorias para práticas no campo e, ao mesmo tempo, auxiliam no manejo anti-resistência e, principalmente, com foco na otimização dos insumos e aumento da produtividade.

Através da DigiFarmz, o produtor consegue ter acesso a variáveis que, combinadas, geram orientações personalizadas para a realidade de cada lavoura de soja.

display: block

Artigos relacionados

1 Comment

Avarage Rating:
  • 0 / 10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *