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Sustentabilidade no campo: logística reversa do óleo lubrificante é exemplo de economia circular no setor

Sustentabilidade no campo: logística reversa do óleo lubrificante é exemplo de economia circular no setor

Parceria entre John Deere e Lwart Soluções Ambientais garante coleta e destinação corretas do óleo lubrificante usado ou contaminado nas máquinas levadas para manutenção

A venda de máquinas agrícolas no Brasil cresceu nos últimos anos impulsionada pela demanda crescente do agronegócio brasileiro, um dos principais setores econômicos do País. De acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), em 2023, foram comercializadas no varejo brasileiro 60.981 máquinas agrícolas, a segunda maior marca do segmento.

Para que todo esse maquinário se mantenha operante e em bom funcionamento, é necessária a troca do óleo lubrificante dos motores, que deve ser realizada de forma regular. Isso porque, substituição do Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado, conhecido como OLUC, traz à tona um outro aspecto em relação ao resíduo: o ambiental.

O OLUC é um resíduo perigoso que deve ser separado e gerenciado de forma adequada. Segundo a AMBIOLUC, entidade que representa o setor, um único litro de OLUC é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água.  Por isso, a legislação brasileira determina que o resíduo deve ser coletado e destinado para o rerrefino, proibindo taxativamente o uso do resíduo como combustível.

Case de economia circular na gestão do OLUC no agronegócio

A Lwart Soluções Ambientais é a parceira oficial da John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, construção e florestal. Firmada em 2023, a união tem como objetivo avançar a agenda sustentável da companhia, implementando a gestão do resíduo pós-consumo de forma ambientalmente correta.

A colaboração entre as duas empresas possibilita a destinação correta de todo o volume de OLUC das máquinas levadas para manutenção nas mais de 300 concessionárias brasileiras da John Deere. A Lwart possui 18 unidades de armazenamento temporário de resíduos espalhados por todo o Brasil, que servem como base para o armazenamento do resíduo proveniente das concessionárias. Em seguida, o material é levado à matriz da Lwart localizada em Lençóis Paulista/SP, uma das plantas mais modernas do mundo para rerrefino de óleo lubrificante usado. Uma vez concluído o processo, o material retorna para o mercado em forma de óleo básico de alta performance, matéria-prima, que posteriormente será aditivada voltando a ser óleo lubrificante.

“O agronegócio é um dos principais impulsionadores da economia brasileira e isso se deve, em parte, à alta produtividade combinada com os incrementos tecnológicos usados no campo. A Lwart busca ampliar sua agenda estratégica focada na sustentabilidade, uma pauta essencial para o crescimento responsável e comprometido”, finaliza Maia.

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