fbpx

Agricultura: a arte expressada em números

Agricultura: a arte expressada em números

A agricultura é a arte de produzir alimentos e está subdividida nas mais diversas ciências, todas fundamentais no aspecto produtivo.

A nutrição de plantas, um desses pontos fundamentais, possui extrema importância para obtermos o grande avanço da atividade agrícola no mundo.

Isso se deve muito à necessidade variada não somente de nutrientes pelas plantas, mas de características que envolvem também questões físicas e biológicas para alcançarmos o máximo potencial produtivo das culturas.

Assim, a dinâmica do solo depende muito do aporte orgânico para poder dispor de bons atributos físicos, como a porosidade dos solos.

COMO CONSTRUIR UM SOLO CAMPEÃO

Pois devido ao húmus ser a menor partícula que compõe a terra, é ele quem promove a estruturação da mesma, a fim de melhorar a retenção de água nos microporos do solo.

Para os atributos químicos, no entanto, esta mesma matéria orgânica melhora a disponibilização, principalmente dos macros elementos.

Isso se dá ao seu propósito de aprimorar a liberação dos mesmos e diminuir suas perdas, oferecendo assim mais eficiência aos nutrientes aplicados.

Já para as questões biológicas, a matéria orgânica proporciona meios que facilitam o desenvolvimento e a multiplicação de macro e micro-organismos benéficos à qualidade do solo e a evolução das culturas.

Compactação: desafio para altas produtividades

Atualmente um dos maiores problemas, em lavouras adubadas com fertilizantes comuns, está na facilidade com que os nutrientes são levados pela água da chuva a lugares do solo que a planta não tem acesso.

Com isso, as substâncias são desperdiçadas. Por isso, o ideal para altas produtividades e novos ganhos é o adubo que não permita que a chuva leve facilmente os nutrientes, evitando assim o desperdício dos mesmos.

Para reunir todos esses benefícios em um fertilizante, que contenha a matéria orgânica humificada em sua composição, e, além disso, forneça grande subsídio de ácidos orgânicos com compostos que possibilitam melhorias no desenvolvimento das plantas devido ao fito hormônio, oriundo de aminoácidos ligados aos ácidos orgânicos.

Pensando nisso, em parceria com o Grupo Floss, por meio da SEEDS Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola, a Ferticel colocou à prova a eficiência do Adubo FertiMilho Max.

Encontro técnico Ferticel

Podemos constatar a resposta do adubo FertiMilho Max no quesito de produtividade e, além disso, nesta área de avaliação, possui várias safras com adubação Ferticel.

Média de rendimento de grãos em sacas.ha-1 na cultura do milho submetida à adubação com fertilizante Organomineral Ferticel e fertilizante mineral padrão.

SEEDS Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola Ltda, Passo Fundo – RS. Safra 018/19.

Aprovado por várias instituições de pesquisa do Brasil, o adubo Ferticel comprova em números, sua qualidade e eficiência a partir do aumento da produtividade em diversas culturas, sob inúmeras condições de solo e clima em todo o país, inclusive no Rio Grande do Sul.

Engenheiro Agrônomo da Ferticel, Jovani Bringhenti

display: block

Artigos relacionados

1 Comment

Avarage Rating:
  • 0 / 10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *