fbpx

Manejo eficiente de pastagens pode aumentar produtividade pecuária

Manejo eficiente de pastagens pode aumentar produtividade pecuária

Mosaic Fertilizantes orienta produtores rurais sobre como obter melhores resultados na criação de gado

Estratégias de adubação é uma das principais ferramentas para incrementar a produtividade da pecuária nacional, com baixo impacto ambiental e sem necessidade de avançar para novas áreas. Ao optar pela nutrição de pastagens, o desempenho animal também tem ganhos significativos, independentemente do objetivo da criação.

No caso da atividade de cria, o potencial de rentabilidade é enorme quando a taxa de lotação está atrelada a índices de reprodução altos, ou seja, em áreas com maior número de bezerros por hectare.

“A adubação de pastagens e o consequente aumento da produção de forragem tem como objetivo principal o ganho de peso e fertilidade, melhora na fisiologia reprodutiva, maior produção de leite, perfeito manejo proteico e energético das dietas e desenvolvimento de um bezerro concomitante à uma nova gestação”, explica Sabrina Coneglian, gerente de Pecuária da Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras de fosfatados e potássio combinados do mundo.

“Tudo isso só vai acontecer se a nutrição do solo estiver equilibrada.”

Para uma boa produtividade é importante usar espécies forrageiras distintas, adaptadas às condições do bioma local, mas essa eficiência pode ser potencializada com uma velocidade maior de taxa de acúmulo (produção/crescimento do capim por dia) com o uso de fertilizantes. Assim será possível alcançar o binômio entre ganho de peso e taxa de lotação, que torna o sistema à pasto mais produtivo, mais rentável e mais sustentável.

Sabrina lembra que a produção de pasto varia ao longo do ano, devido a fatores como clima, épocas de chuva, de frio, de calor, luminosidade, e é preciso encaixar a demanda de consumo dos animais a esse cenário. “Uma das estratégias para equalizar essa situação é o planejamento alimentar e uso de insumos com tecnologia e estratégias de manejo que maximizem a produção de pastagem para os animais”, orienta.

“A fertilização de espécies forrageiras é uma das principais práticas para garantir maiores taxas de lotação na mesma área de produção.”

display: block

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *