A 9ª Edição da Abertura Oficial do Plantio da Soja no Rio Grande do Sul foi realizada nesta sexta-feira, 11 de outubro na Área Experimental da COTRIJUC em Júlio de Castilhos/RS.
O evento promovido pela Administração Municipal reuniu autoridades, produtores e empresas do agronegócio que prestigiaram a programação.
A palestra sobre os Cenários e perspectivas do Mercado de Soja foi ministrada pelo analista de mercado para South América, Vitor Verniz e pelo gerente comercial da Cargill no Estado, Heverton Gugelmin.
Já em seguida ocorreu a Abertura Oficial do Plantio da Soja no RS com o ato oficial das autoridades no campo experimental.
Rio Grande do Sul deve colher a maior safra de verão da história
É a primeira vez que a abertura do plantio da soja ocorre na área cedida pela Cotrijuc.
Esse é um local que é o nosso campo tecnológico, de experimentação, aonde são desenvolvidas as técnicas para levar conhecimento ao produtor, conta o Presidente da Cooperativa, Eduardo Waihrich.
Deste modo, a abertura do plantio traz boas perspectivas de comercialização e de clima propício para o êxito da safra.
“Possuímos umidade para começar o plantio, além de indícios de boa comercialização do grão e o clima, pois conforme os meteorologistas, será bom, então a expectativa é a melhor possível”, comenta o produtor rural e engenheiro agrônomo, Mauro Silva.
A soja é a principal cultura do Rio Grande do Sul, sendo o segundo Estado que mais produz esse grão no Brasil, atrás somente do Mato Grosso.
De acordo com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS a estimativa para 2020 é de mais de seis milhões de hectares plantados, com uma média de 55 sacas por hectare.
Está aberto o plantio da soja no nosso Estado em Júlio de Castilhos que é a segunda maior cidade em questão de produtividade da soja, então obviamente a cultura será muito valorizada, destaca o Secretário Covatti Filho.
1 Comment