fbpx

Presidente da Coprel recebe o Troféu Padre Theodor Amstad, principal homenagem do cooperativismo gaúcho

Presidente da Coprel recebe o Troféu Padre Theodor Amstad, principal homenagem do cooperativismo gaúcho

A história da Coprel foi sendo construída ao longo dos anos pela cooperação de milhares de pessoas: cooperantes, conselheiros, colaboradores e comunidade. Assim como todas essas pessoas se engajaram e trabalharam para construir a Coprel de hoje, a cooperativa vem sendo liderada com o trabalho responsável e comprometido da presidência. E esta determinação em prol do cooperativismo de energia foi reconhecida com o principal prêmio do setor em âmbito estadual. No dia 30 de novembro, o presidente Jânio Vital Stefanello recebeu o Troféu Padre Theodor Amstad, concedido pela Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul – Ocergs. A distinção foi entregue durante o Fórum dos Presidentes do Sistema Ocergs, em Gramado/RS.

A indicação unânime feita pela Ocergs ao presidente Jânio Vital Stefanello destaca não apenas sua atuação na Coprel, mas também seu trabalho junto ao setor cooperativista ao longo de sua carreira.

O homenageado e sua atuação cooperativista Jânio Vital Stefanello tem mais de três décadas de experiência no cooperativismo de energia. Desde que assumiu a presidência da Coprel, passou a exercer a liderança em mais espaços de representação institucional do cooperativismo, como a Fecoergs (Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do RS) e a Infracoop (Confederação Nacional das Cooperativas de Infraestrutura). Frente à estas instituições, lutou pela aprovação de leis e decretos que viabilizaram o crescimento e desenvolvimento das cooperativas de infraestrutura em todo o país. Um exemplo é o processo de regularização que permitiu que as cooperativas de eletrificação rural atuem como permissionárias do serviço público de distribuição de energia elétrica, há 20 anos. Sua trajetória no cooperativismo também o levou a exercer a função de conselheiro e representante do ramo de infraestrutura na OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras.

A atuação de Stefanello na defesa das demandas cooperativistas faz com que seu trabalho seja amplamente lembrado e respeitado junto ao Congresso Nacional e nas agências reguladoras ANEEL e ANATEL. Outro tema liderado por Stefanello é a busca pela aprovação do Projeto de Lei 8824/17, que prevê que as cooperativas possam prestar serviços de telecomunicações – atualmente, são criadas empresas limitadas para atuarem no setor. Esta possibilidade abre caminho para a universalização do acesso à internet no interior dos municípios, a exemplo do que foi propiciado com a atuação das cooperativas para universalizar a distribuição de energia no meio rural.

Sob sua liderança, a Coprel foi a primeira cooperativa do Brasil a adquirir energia no Ambiente de Contratação Livre com o objetivo de reduzir a tarifa aos cooperantes, e também é pioneira em formalizar uma empresa comercializadora para oferecer os serviços de compra e venda de energia no Mercado Livre, se preparando para a abertura do mercado que chegará com força em 2024. Este protagonismo foi especialmente destacado pelo presidente da Ocergs, Darci Hartmann, por ocasião da entrega do convite para o recebimento da homenagem.

“Temos que enaltecer a liderança no projeto de desenvolvimento do sistema de infraestrutura, sempre antecipando e adotando as tendências emergentes do mercado, como a Internet para as áreas rurais e urbanas, e o pioneirismo no Mercado Livre de Energia. Este reconhecimento afirma o comprometimento da Coprel e do presidente Jânio em inovar e prosperar junto aos cooperantes e comunidade”.


Jânio Vital Stefanello é graduado em Administração e Direito e pós-graduado em Marketing pela ESPM. É casado com Edeltraud Eidt Stefanello, possui 3 filhos e 4 netos. Além de presidir atualmente a Coprel e a Infracoop, faz parte dos conselhos de Administração da BME Energia S/A, Sescoop/RS e Fecoergs, e ocupa a vice-presidência do Instituto Aliança Empresarial, organização sem fins lucrativos criada recentemente com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação da região norte do RS.

“Me sinto muito feliz e honrado em receber este prêmio. Mais que um reconhecimento à nossa trajetória, é uma oportunidade de exaltar o cooperativismo enquanto um sistema moderno e inovador para gerar desenvolvimento e renda às comunidades. Nossa atuação demonstra o quanto as ações cooperativistas tem se antecipado ao futuro, como nos projetos para levar fibra ótica ao interior e no ingresso no mercado livre de energia. Com orgulho, dedico este prêmio à cada cooperante e colaborador da Coprel, e às coirmãs que, junto conosco, acreditam que o desenvolvimento social e econômico das nossas comunidades passa pela atuação de uma cooperativa”, declarou Stefanello após receber a homenagem.

Troféu Padre Theodor Amstad

Desde 2014, o Troféu Padre Theodor Amstad homenageia, a cada dois anos, um dirigente cooperativista em reconhecimento aos serviços realizados. O nome de Jânio Vital Stefanello foi indicado de forma unânime pela diretoria da Ocergs, responsável pela escolha do homenageado. O presidente da Coprel é o primeiro cooperativista do ramo de infraestrutura a receber o troféu, reconhecimento recebido anteriormente por Rui Polidoro Pinto (2014), Ademar Schardong (2016), Rogério Sauthier (2018) e Nilson Luiz May (2020).

Presenças

O evento de entrega do Troféu Padre Theodor Amstad contou com a presença do presidente do Sistema Ocergs/Sescoop, Darci Hartmann, demais diretores e conselheiros da instituição, presidentes e dirigentes de cooperativas de todo o estado. A esposa do homenageado, Traudi Stefanello, e a equipe da Coprel representada por Raquel Lazzarotto, Agatha Duarte e João Carlos Fiuza também prestigiaram a homenagem.

display: block

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *